A Conferência dos Oceanos, que decorreu entre os dias 27 de junho e 1 de julho no Altice Arena, em Lisboa, contou com uma série de eventos paralelos numa iniciativa a que se apelidou de One Sustainable Ocean.
O município de Oeiras, através dos parceiros no território, participou em algumas das atividades desenvolvidas a propósito do One Sustainable Ocean, das quais se destacam:
- A Iluminação da Torre do Bugio, que decorreu na noite de 27 para 28 de junho e de 30 de junho para 1 de julho, que consistiu na iluminação da estrutura central do monumento e guaritas com cor azul, saudando a abertura e término da Conferência. Uma iniciativa programada que contou com o apoio do município de Oeiras e foi coordenada pela Espaço e Memória, Associação Cultural de Oeiras e a United By the Sea, que pretendeu sinalizar simbolicamente o monumento enquanto referência imagética do litoral de Oeiras, da Barra do Tejo e do Porto de Lisboa e da aventura portuguesa nos oceanos.
- Visitas de grupo à Fortaleza de S. Julião da Barra, a 28 de junho, destacando a importância histórica e militar e a sua dimensão plural: fortificação marítima, prisão de estado, farol e espaço diplomático. Iniciativa programada e coordenada pela Espaço e Memória, Associação Cultural de Oeiras, com a colaboração da United by the Sea e o apoio do Ministério da Defesa Nacional e Câmara Municipal de Oeiras.
- Visitas de grupo ao Forte e Farol do Bugio, a 2 de julho, destacando a natureza globalizante sobre a sua evolução histórica, arquitetura, engenharia e funcionalidade (a fortificação, o farol, a prisão). Iniciativa programada e coordenada pela Espaço e Memória, Associação Cultural de Oeiras, com a colaboração da United by the Sea e o apoio da Direção de Faróis/Marinha Portuguesa, União de Freguesias de Oeiras, S. Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias, Câmara Municipal de Oeiras e Oeiras Viva.
Todos estes eventos, paralelos à Conferência Internacional dos Oceanos, tiveram como propósito afirmar Portugal e Lisboa como uma cidade de Mar, priorizando a defesa e a preservação dos ecossistemas dos oceanos e mares e a investigação e a inovação, enquanto elementos potenciadores do crescimento da economia azul.