Oeiras é um dos dez Municípios europeus que integram o projeto SCORE (Smart Instant Monitoring and Control of the Climate Resilience in European Coastal Cities), centrado na proteção costeira contra o aumento de riscos climáticos.
O Município de Oeiras vai integrar o projeto SCORE (Smart Instant Monitoring and Control of the Climate Resilience in European Coastal Cities), um projeto europeu centrado na proteção e resiliência costeira contra o aumento de riscos climáticos, como é o caso das inundações costeiras ou da erosão dos sistemas naturais litorais.
O consórcio SCORE, financiado pelo programa europeu Horizonte 2020, tem como objetivo projetar, desenvolver, monitorizar e validar medidas de adaptação robustas no litoral e em áreas baixas, para as proteger do aumento dos riscos climáticos e do aumento do nível do mar, procurando, assim, aumentar a resiliência destas áreas a longo prazo.
O consórcio pretende basear o seu trabalho no co-design, codesenvolvimento, implantação, teste e demonstração de EBAs (Ecossystem Based Approches) inovadores, tecnologias inteligentes e soluções híbridas baseadas na natureza (NBSs). Para isso, será estabelecida uma rede de dez laboratórios, envolvendo as várias partes interessadas, designados de Coastal City Living Labs (CCLL) ou laboratórios vivos de cidades costeiras.
Os Coastal City Living Labs serão capacitados para trabalhar na projeção das alterações climáticas e da erosão costeira, procurando arranjar diferentes intervenções de mitigação. Será feita, também, a monitorização climática costeira e o desenvolvimento de alertas locais precoces, com base numa rede de sensores inteligentes e de baixo custo.
Pretende-se, por fim, adquirir e partilhar evidências da eficácia da abordagem EBA por meio de uma plataforma ICT de alta qualidade, aumentar a resiliência financeira das cidades costeiras por meio de ferramentas de avaliação de risco financeiro e apoiar a tomada de decisões na gestão municipal das cidades costeiras por meio do desenvolvimento de protótipos digitais semelhantes para analisar as ações corretivas ideais para uma resiliência climática sustentável, equitativa e económica.
O Instituto Superior Técnico e o Município de Oeiras irão assumir o papel de fazer o mapeamento da exposição de base e de risco de impactos climáticos extremos nas cidades costeiras e integrar, ainda, o sistema de monotorização e alerta do Coastal City Living Lab.
O Município de Oeiras receberá uma participação de 77.500 euros de apoio ao desenvolvimento deste projeto, que irá decorrer, igualmente, em outras nove cidades da Irlanda, Espanha, Itália, Polónia, Turquia e Eslovénia.
O projeto, liderado pelo Instituto de Tecnologia Sligo, na Irlanda, terá um financiamento global de 10 milhões de euros, e será formado por um consórcio de vinte e oito organizações de investigação e desenvolvimento de alto nível, dez órgãos de gestão local/ municipal, organizações de pesquisa do setor público, PMEs, e a ENOLL, uma ONG internacional, experiente na abordagem Living Lab. O SCORE será um projeto de quatro anos, com início previsto para julho de 2021.