O “Prémio de Poesia de Oeiras” destina-se a todos os residente dos países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa e vai atribuir um valor de 20 mil euros na modalidade de “Consagração” e conceder um outro prémio no valor de 5 mil euros na modalidade de “Revelação”.
O Município de Oeiras anunciou no início de julho a criação do “Prémio de Poesia de Oeiras”. Esta iniciativa faz parte da estratégia da candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027 (CEC27). “O Município de Oeiras, ao longo dos anos, tem assumido um papel de promotor e de patrono da Poesia, através de inúmeras iniciativas de que é marco a criação do Parque dos Poetas e do Templo da Poesia, infraestrutura cultural e paisagística única a nível nacional e internacional. Não será, pois, de estranhar que o Município tenha elegido este género literário como um dos eixos principais no quadro da candidatura de Oeiras a Capital Europeia da Cultura 2027 (CEC27)”, explicou o Município em comunicado.
O “Prémio de Poesia de Oeiras” está dividido em duas modalidades: Prémio Consagração e Prémio Revelação. O Prémio Consagração destina-se a autores de língua portuguesa com obras literárias que tenham sido publicadas em Portugal ou nos restantes países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) no último ano, ou que estejam em vias de publicação (pré-publicação ou impressão) por parte de uma editora com reconhecida representatividade no panorama nacional do país de origem do autor.
Já o Prémio Revelação traduz-se na edição da obra premiada com o apoio do Município de Oeiras, e destina-se a autores de Língua Portuguesa, residentes em Portugal ou qualquer um dos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), com obras literárias que sejam inéditas e cuja qualidade literária será avaliada pelo júri do concurso.
As candidaturas estão abertas até ao dia 23 de outubro de 2020 e só são admitidas a concurso as obras apresentadas sob anonimato. Os trabalhos devem ser enviados em formato digital para a Divisão de Cultura do Município de Oeiras (premiopoesiaoeiras@cm-oeiras.pt), sob o Assunto: “Candidatura ao Concurso do Prémio Revelação de Poesia de Oeiras”.
Os trabalhos submetidos serão avaliados por um júri. O júri do Prémio de Consagração é constituído por Jorge Barreto Xavier (em representação da Câmara Municipal de Oeiras), Ana Patrícia Infante (em representação do patrono do prémio), Mia Couto, António Carlos Secchin e Fernando Pinto Amaral. Já o júri do Prémio de Revelação é constituído por João Mendes Rosa (em representação da Câmara Municipal de Oeiras), Ana Patrícia Câmara (em representação do patrono), Kalaf Epalanga, Ronaldo Cagiano e Jorge Reis Sá.
Mais informações disponíveis aqui.