No próximo sábado, 16 de novembro, Oeiras irá celebrar o Dia Nacional do Mar com um conjunto de atividades que promovem a relação entre arte, a ciência e a preservação ambiental. O evento irá acontecer entre as 10h30 e as 18h00 no Forte de São Julião da Barra e no Edifício Atrium da Câmara Municipal de Oeiras.
A programação inclui uma visita guiada à Torre do Farol do Forte de São Julião, uma instalação de arte sobre a Medusa-do-Tejo da artista Antonieta Martinho, e um Science Café que apresenta projetos inovadores como o Bauhaus of the Seas Sails, o Oeiras Experimenta e o SeaMic – Eutopia Health. Estas iniciativas têm como objetivo promover a sustentabilidade e a preservação do ambiente marinho, além de dar destaque à importância da colaboração entre ciência e cidadania.
O “Bauhaus of the Seas Sails” é um projeto de alcance interdisciplinar, intergeracional e interespécie e ambiciona responder a desafios sociais e ambientais. O projeto resultou de um processo de reimaginação da relação das cidades e comunidades costeiras e ribeirinhas com os oceanos, mares e outras massas de água, de forma a torná-los mais saudáveis. Foi oficialmente lançado em Lisboa em 2023 sob a coordenação do Instituto de Tecnologias Interativas do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa e é formado por um consórcio que engloba dezoito parceiros académicos, culturais e territoriais de sete cidades europeias (Malmö, Veneza, Génova, Lisboa, Oeiras, Hamburgo e Roterdão).
O “Oeiras Experimenta – culturas climaticamente inteligentes para a produção alimentar sustentável” é um projeto que tem como missão estudar, com a colaboração dos cidadãos, o crescimento e produtividade de culturas que possam ser mais resistentes a condições no contexto das alterações climáticas, em particular da seca, como são exemplos o chícharo, cereais como o sorgo, a aveia, o trigo, a quinoa e variedades nacionais de arroz. O Oeiras Experimenta foi recentemente financiado, através de um Consórcio entre o Município de Oeiras e o ITQB NOVA e pela Comissão Europeia.
O “SeaMic” é um projeto de ciência cidadã que visa desenvolver e aplicar um teste rápido para avaliar a contaminação microbiana das águas da orla costeira de Oeiras. Este teste rápido poderá, no futuro, ter outras aplicações, como em missões humanitárias. Este projeto é liderado pelo Laboratório de Biologia Molecular de Leveduras do ITQB NOVA e tem como parceiros o EUTOPIA_HEALTH, a Universidade NOVA de Lisboa, o Programa Ciência + Cidadã e o Município de Oeiras.
A programação será encerrada com uma degustação sustentável, onde será servido o bolo de sorgo, pastéis de chícharo e vinho de Carcavelos da Villa Oeiras, numa celebração do consumo responsável e sustentável.
A entrada é gratuita, mas sujeita a inscrição em geral@espacoememoria.org . Para mais informações consulte a nossa agenda aqui.
Data: 16 de novembro, das 10h30 às 18h00
Local: Forte de São Julião da Barra e Edifício Atrium, Câmara Municipal de Oeiras.