O Oeiras Experimenta Living Lab foi selecionado para o Acelerador IMPETUS, projeto financiado pelo Horizonte Europa. Este acelerador apoia projetos de ciência cidadã em três áreas principais: Estilos de Vida Sustentáveis, Justiça e Equidade, e Ciência Cidadã com e para a comunidade. O objetivo é promover a ciência cidadã e ajudar estes projetos a alcançar os seus objetivos.
O Oeiras Experimenta é um projeto integrado no programa Ciência + Cidadã, que envolve o Município de Oeiras, o ITQB NOVA e várias comunidades locais. Esta parceria multidisciplinar visa identificar novas culturas agrícolas alternativas e resistentes às alterações climáticas, como a quinoa, o feijão-fradilha, o teff, o sorgo, o painço, o tritordeum e o triticale. Estas culturas oferecem produtos alimentares saudáveis e nutritivos, com uma produção mais sustentável em comparação com as culturas tradicionais como o trigo, a cevada, o centeio e a aveia.
O projeto incentiva a participação dos cidadãos em todas as etapas da investigação, desde a sementeira e manutenção dos ensaios de campo até à tomada de decisões na investigação. Esta participação melhora a sensibilização pública para a necessidade de sistemas de produção de alimentos saudáveis e sustentáveis, contribuindo para os compromissos do Green Deal e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.