Na atribuição deste galardão máximo, Oeiras destacou-se pelas suas boas práticas de sustentabilidade em seis indicadores de avaliação, obtendo uma pontuação de 84,7% (um aumento de 2,7% face à percentagem obtida em 2021).
O Município de Oeiras está no top 10 dos 54 municípios do país distinguidos com o Galardão Bandeira Verde ECOXXI, da Associação Bandeira Azul da Europa. O concelho foi novamente premiado como município verde, obtendo uma pontuação de 84,7% (um aumento de 2,7% face à percentagem obtida em 2021).
Na atribuição deste galardão máximo, Oeiras destacou-se pelas suas boas práticas de sustentabilidade em seis indicadores de avaliação: Promoção da Educação Ambiental/EDS por iniciativa do Município; Cidadania, Governança e Participação; Transparência, Digitalização e Conectividade; Alterações Climáticas; Ordenamento do Território: Espaços Públicos, Planeamento e Requalificação Urbana; e Valorização do Papel da Energia na Gestão Municipal.
Oeiras ficou mesmo em segundo lugar em dois do total de indicadores: o indicador quatro, relativo à Cidadania, Governança e Participação, e o indicador 11, que diz respeito ao Ordenamento do Território: Espaços Públicos, Planeamento e Requalificação Urbana.
O Programa Bandeira Verde ECOXXI tem periodicidade anual e consiste numa candidatura composta por 21 indicadores de sustentabilidade e ainda 70 sub-indicadores de referência para aferição das práticas/políticas de sustentabilidade criados pela Associação Bandeira Azul Da Europa. As candidaturas são avaliadas por um grupo de peritos que integram a Comissão Nacional onde estão representadas 34 instituições.
Para se candidatar ao ECOXXI, cada município fornece informação relativa a ações, atividades e políticas de sustentabilidade implementadas no ano anterior ao da candidatura, reveladoras do maior ou menor investimento em determinadas áreas. Este ano, o indicador onde a maioria dos municípios se aproximou dos objetivos foi o da Transparência, Digitalização e Conectividade, no qual o concelho de Oeiras ocupou o sexto lugar, o que revela o investimento do município no progresso da literacia digital.
Outro indicador destacado pela Associação Bandeira Azul da Europa é o da Educação para a Sustentabilidade por ser uma preocupação que se tem apresentado constante desde o início do Programa ECOXXI, em 2006. Relativamente a este indicador, Oeiras ocupou também o sexto lugar.