No âmbito do programa “Mar Oeiras”, a Câmara Municipal de Oeiras promoveu a 7 de abril um conjunto de sessões e workshops dedicados às linhas estratégicas deste projeto, com o objetivo de afirmar o Município como um polo relevante de inovação na área da Economia Azul.
No decorrer do evento, foi apresentado o diagnóstico da situação atual e definidas linhas de orientação estratégica para futuro, contando com o envolvimento ativo das empresas, instituições de I&D, instituições de formação superior, clubes náuticos, infraestruturas náuticas e entidades da Administração Pública da área de influência do Município.
Ao apostar numa Economia Azul – em particular nas vertentes do shipping e da biotecnologia -, o Município está também a potenciar instituições relevantes sediadas no território e que estão relacionadas com os recursos marinhos, como o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a Escola Superior Náutica Infante D. Henrique, o Instituto de Tecnologia Química e Biológica da Universidade NOVA de Lisboa, o Instituto Superior Técnico, o Instituto Gulbenkian de Ciência, entre outros.
O programa “Mar Oeiras” nasce da parceria entre a Câmara Municipal de Oeiras e a gestora do Cluster do Mar Português, a Fórum Oceano – Associação da Economia do Mar.
Este projeto materializa-se num estudo estratégico que visa afirmar Oeiras como um ecossistema dinâmico e internacionalizado de inovação e de empreendedorismo na construção da nova Economia Azul, ambicionando, entre outros, a criação de um Centro de Formação Avançada de nível europeu na área da Economia Azul e o desenvolvimento de uma rede colaborativa para a tecnologia oceânica.