A segunda edição do FIC.A – Festival Internacional de Ciência está de regresso a Oeiras com milhares de atividades de divulgação científica, a decorrer no futuro centro de incubação de indústrias criativas (Hub-ACT), em Porto Salvo, entre os dias 10 e 16 de outubro.
A Câmara Municipal de Oeiras, em parceria com a Senciência, está a promover a segunda edição do FIC.A – Festival Internacional de Ciência, com o objetivo de captar novos públicos para a ciência através da realização de milhares de atividades de divulgação científica.
Durante esta semana, o FIC.A vai receber “mais de 100 entidades académicas, científicas, tecnológicas, diplomáticas, governamentais e não-governamentais, apresentando milhares de atividades”, em torno de debates, palestras, exposições, espetáculos, concertos, oficinas e formação, entre outros formatos. São ainda esperados mais de 18 mil alunos no âmbito do programa escolar do FIC.A.
O evento conta ainda com a visita da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, e do Professor António Coutinho, conceituado cientista do Instituto Gulbenkian de Ciência, que vão ser recebidos pelo Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, no dia 12 de outubro, num momento que assinala a importância deste tipo de iniciativas, na aproximação da ciência à sociedade.
A segunda edição do FIC.A oferece um programa único no panorama nacional, aberto a toda a comunidade e que celebra o conhecimento, a curiosidade e a criatividade. Segundo Teresa Lago, Embaixadora da presente edição, “um festival como este proporciona um encontro com as diversas áreas da ciência, apresentada de forma simples e estimulante pelos profissionais que a ela se dedicam. Será certamente uma experiência a não perder!”.