A World Ocean Summit & Expo, organizada pelo the Economist Impact, teve lugar no dia 13 de março, no centro de Congressos de Lisboa.
Neste evento, o Município de Oeiras uniu-se ao Fórum Oceano – Associação da Economia e do Mar, para apresentar o Programa Oeiras Mar 2030. Esta estratégia municipal visa impulsionar dinâmicas e posicionar o território como um polo relevante de inovação na área da Economia Azul.
A cimeira centrou-se na estratégia desenvolvida por Oeiras para a Economia do Mar e incluiu diversas sessões como a “Hosted By Session – OEIRAS BLUETECH VALLEY – IGNITION SESSION“. O objetivo foi promover a discussão sobre as ações necessárias para uma economia sustentável dos oceanos.
Peter Thomson, enviado especial do Secretário-Geral das Nações Unidas para os Oceanos, deu início ao evento, que contou também com intervenções do Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, do Vereador Pedro Patacho e do Presidente da Direção do Fórum Oceano, António Nogueira Leite.
Este evento proporcionou ao Município de Oeiras a oportunidade de mostrar o trabalho desenvolvido a parceiros estratégicos do território e de criar oportunidades de investimento alinhadas com os eixos de orientação estratégica, incluídos no Programa Oeiras Mar.
O Município expressou o seu propósito de estabelecer, em colaboração com o Fórum Oceano, um cluster empresarial do Mar em Oeiras, denominado Bluetech Valley, focando-se na angariação de parcerias e investidores, tanto nacionais como internacionais, para a criação da infraestrutura de inovação.
O World Ocean Summit & Expo contou com a participação de mais de 200 oradores especializados e reuniu uma vasta secção da comunidade dos oceanos, desde a sociedade civil, ao meio governamental, e apresentou-se como a plataforma ideal para inspirar novas parcerias, soluções e estratégias para alcançar as metas de 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.