![](https://oeirasvalley.com/wp-content/uploads/Noticias_NLdezembro-5.png)
Participar num estudo de ciência cidadã sobre microbioma intestinal em Portugal significa também contribuir para um esforço a nível internacional na preservação da biodiversidade do microbioma intestinal humano, e para uma melhor compreensão das bactérias que vivem no nosso intestino.
Quando é que começamos a ser colonizados por micróbios? Qual o risco de tomarmos muitos antibióticos ou de acabarmos o tratamento antes do tempo? Nos Institutos de Investigação do Município de Oeiras, em que contextos são realizados estudos em microbioma?
Estas são algumas das perguntas do Quiz Microbioma Ciência + Cidadã, uma iniciativa do Programa Ciência + Cidadã que tem como objetivo incentivar toda a comunidade a descobrir mais sobre o fascinante universo do microbioma e impacto na nossa saúde, bem como desenvolver projetos de investigação científica com envolvimento e participação ativa dos cidadãos, pensar a ciência com representantes de vários agentes sociais e consultar a sociedade civil na tomada de decisões na ciência.
Participar num estudo de ciência cidadã sobre microbioma intestinal em Portugal significa também contribuir para um esforço a nível internacional na preservação da biodiversidade do microbioma intestinal humano, e para uma melhor compreensão das bactérias que vivem no nosso intestino com implicações para a nossa saúde e para a saúde das gerações futuras.
A investigação científica trouxe-nos evidências de que vivemos em simbiose com biliões de micro-organismos, maioritariamente bactérias, mas também vírus, fungos, leveduras e protozoários que estão presentes na pele, na boca, no sistema urinário, respiratório e intestinal e são essenciais para o nosso desenvolvimento e saúde.
Neste sentido, o estudo do microbioma é um tema de investigação emergente a nível internacional. Mais especificamente em Oeiras, cientistas do Instituto Gulbenkian de Ciência, do Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier da Universidade Nova de Lisboa e da Católica Biomedical Research Centre dedicam-se à investigação nesta área.
Para realizar o quiz, aceda a este link: https://instituto-gulbenkian-de-ciencia.involve.me/quiz-microbiota-microbioma