O terceiro período escolar começa oficialmente hoje. No entanto, para as crianças e jovens de todo o País este período final será vivido de forma muito diferente do habitual.
Na sequência das medidas excecionais tomadas para combater o COVID-19 e evitar a propagação do novo coronavírus, o Governo anunciou que os alunos até ao 10º ano terão aulas a partir de casa. Isto significa que não irão regressar à escola para ter aulas presenciais até ao fim deste ano letivo. Para estes alunos, haverá aulas à distância, através de plataformas informáticas, que serão complementadas através de módulos de ensino transmitidos pela televisão. É o regresso da telescola. Já os alunos do 11º e 12º ano poderão regressar à escola para terem aulas presenciais, mas ainda não há uma data definida para este regresso.
Para ajudar os milhares de crianças e jovens que frequentam as escolas do município de Oeiras, a Câmara Municipal de Oeiras anunciou na semana passada um pacote de medidas com o objetivo de assegurar o ensino à distância para todos os alunos do concelho e garantir a igualdade de oportunidades. “Consciente dos efeitos da atual interrupção letiva nos jovens, o Município acelerou alguns processos que estavam em implementação, ao abrigo dos programas ‘Oeiras Educa’ e ‘Mochila Leve’, para possibilitar o ensino à distância para todos os alunos do Concelho”, referiu o Município em comunicado.
Conheça com mais detalhes algumas das medidas tomadas.
Fornecimento de equipamento tecnológico para alunos e professores
No total dos 20 mil alunos do concelho de Oeiras foram identificados 1.914 jovens e crianças que não dispunham dos meios necessários para acompanhar este novo modelo de ensino à distância. Para colmatar estas falhas, a autarquia garantiu os seguintes equipamentos:
- 1.944 equipamentos, como tablets, computadores portáteis e smartphones, que serão usados pelos 1.914 alunos identificados e também por 30 professores;
- 200 câmaras;
- 200 microfones;
- 1.185 routers para aceder à Internet (1158 para alunos e 27 para professores).
Desenvolvimento de tutoriais de apoio para alunos e professores
Foi também constituída uma equipa de professores de todas as escolas do concelho para o desenvolvimento de tutoriais de apoio (para alunos e para professores) à implementação do modelo de aulas a distância que, de uma forma mais simples e rápida, vai permitir apoiar o acesso aos conteúdos preparados por cada Escola.
A plataforma escolhida pela equipa, CISCO Webex, permite desenvolver um trabalho de articulação direta entre um sistema de aulas síncronas e assíncronas, onde professores e alunos podem trabalhar em interação, tanto nas aulas diretas, como no desenvolvimento de tarefas individuais, com todas as garantias de proteção de dados pessoais, dados de voz e de imagem.
Criação de linhas de apoio para professores e alunos
Foram também criadas com a Altice duas Linhas de Apoio, uma para professores e outra para alunos e famílias, que terão associado um Número Verde, disponibilizado nos tutoriais para professores e alunos.
O Município de Oeiras lembra ainda em comunicado: “Este projeto, que terá um investimento de cerca de 140 mil euros, tem como parceiros a Altice e a Cisco. Esta última disponibiliza gratuitamente a utilização de 2 mil licenças da plataforma Webex profissional, que possibilitará a criação das salas de aula virtuais que permitirão aos alunos de Oeiras continuarem a sua atividade letiva”.