Os investigadores de topo nas mais diversas áreas científicas que pretendam fazer investigação no Município de Oeiras dispõem de uma nova ferramenta para procurar garantir financiamento para os seus projetos. Este apoio poderá vir do “Oeiras – ERC Frontier Research Incentive Awards”, prémio que foi criado no âmbito de um protocolo celebrado entre a Câmara de Oeiras e a Fundação Calouste Gulbenkian no passado dia 24 de novembro. Conheça em seis perguntas e respostas mais detalhes sobre como funciona este prémio.
O que é o Oeiras ERC – Frontier Research Incentive Awards?
O Prémio “Oeiras – ERC Frontier Research Incentive Awards” destina-se a financiar os candidatos de instituições de ensino e investigação, localizadas no Concelho de Oeiras, que tenham apresentado candidaturas de elevada qualidade a bolsas individuais ao Conselho Europeu de Investigação (European Research Council – ERC) e que, embora selecionados para a segunda fase de avaliação do ERC, não conseguiram garantir fundos devido a restrições no orçamento do ERC. O ERC financia os projetos de investigação de ponta que mais se destacam na Europa. Esses projetos são impulsionados por investigadores de todas as áreas (ciências da vida, ciências físicas e engenharia, ciências sociais e humanas) e as propostas são concebidas pelos investigadores que nelas incluem as suas ideias mais inovadoras e revolucionárias.
Porque é que foi instituído este prémio?
Este prémio, ao apoiar o melhor talento, permite mostrar o contributo de Oeiras e das instituições sediadas no concelho para o desenvolvimento da ciência e inovação a nível nacional e internacional.
Qual é o valor do prémio?
O valor do prémio vai até 240 mil euros por projeto de dois anos, tal correspondendo a um máximo de 120 mil euros por ano.
Quem pode concorrer?
O prémio Oeiras-ERC de incentivo à investigação está aberto a investigadores de todas as áreas de investigação (ciências da vida, ciências físicas e engenharia, ciências sociais e humanas).
Quais os critérios de atribuição?
O alvo deste prémio são os investigadores que tenham apresentado uma proposta de financiamento a bolsa individual que não seja financiada no âmbito do regime ERC (StG – Starting Grant, CoG – Consolidator Grant, AdG – Advanced Grant) e que tenham alcançado a fase 2 (com pontuação final A ou B) do processo de avaliação.
Como concorrer?
Após publicação dos resultados do último concurso de bolsa individual do ERC (prevista para dezembro 2020), e no prazo de 10 dias úteis, as instituições de acolhimento do território de Oeiras deverão contactar a Comissão de Acompanhamento constituída para o efeito e entregar uma lista de investigadores elegíveis para o prémio, designadamente aqueles cujas propostas alcançaram o estágio 2, mas não foram financiadas nas chamadas regulares do ERC StG, CoG e AdG.
Pode encontrar mais informações sobre o prémio aqui