Oeiras é um concelho que reúne um conjunto de fatores que favorecem a captação de investimento privado. Conheça algumas das vantagens competitivas do município.
Capital humano qualificado/talento
Oeiras tem uma elevada concentração de capital humano qualificado, verificando-se uma percentagem média de população residente com formação superior muito acima da média nacional e da Área Metropolitana de Lisboa. Em 2017, 22% dos alunos matriculados nos estabelecimentos de Ensino Superior localizados no Município de Oeiras frequentavam o mestrado e 6,6% doutoramento.
Infraestruturas de escritórios e parques empresariais
O município tem um vasto conjunto de parques empresariais, com condições propícias para acolher as empresas e permitir o desenvolvimento da sua atividade. Entre eles destaca-se o TagusPark; o Arquiparque; o Lagoas Park e a Quinta da Fonte. No conjunto destes quatro parques trabalham mais de 24 mil pessoas.
Centros de investigação
O concelho funciona já como um verdadeiro hub de Investigação e Desenvolvimento, acolhendo diversos centros de investigação. Exemplo disso mesmo é o Instituto Gulbenkian da Ciência, que se dedica à investigação biológica e biomédica, à formação pós-graduada inovadora e à transformação da sociedade através da ciência. Outro exemplo, é o ITQB NOVA – Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier. Trata-se de um instituto de investigação científica e formação avançada da Universidade Nova de Lisboa. Destaque ainda para o iBET e para o INIAV.
Proximidade ao aeroporto de Lisboa
O Município goza de uma localização privilegiada, devido à sua proximidade a Lisboa. O percurso até ao Aeroporto de Lisboa faz-se em poucos minutos. As boas acessibilidades e a excelente rede de transportes são algumas das vantagens competitivas de Oeiras.
Mix único de empresas globais, networks, R&D e universidades
Oeiras é um concelho vivo, onde as instituições de ensino, de investigação e o tecido empresarial estão interligados. As empresas aqui instaladas beneficiam deste networking proporcionado pelo ecossistema de inovação vivido em Oeiras.
Qualidade de vida
Em termos de qualidade de vida, Oeiras reúne um conjunto de indicadores que a posicionam como um dos melhores concelhos para viver e trabalhar. O concelho tem apostado na requalificação do espaço público para continuar a ser líder na qualidade de vida: mais ciclovias, mais transportes dentro do concelho, mais espaços verdes e uma aposta no ensino da tecnologia nas escolas.
Infraestruturas e políticas de apoio ao investimento
No total, o município prevê investir, até 2026, perto de 400 milhões de euros na dinamização económica, na educação, habitação, ambiente e inteligência territorial. O objetivo é posicionar o concelho como um dos principais motores do desenvolvimento económico, social e humano da Área Metropolitana de Lisboa. Nesse sentido, a Câmara tem o Gabinete de Promoção do Investimento, que tem por missão acompanhar todas as formas de investimento no concelho, sendo responsável pela dinamização do empreendedorismo local e atração de novos investimentos. Recentemente foi também criado, com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras, o Gabinete de Apoio ao Empresário.