Quem circula dentro do concelho de Oeiras pode optar pelo transporte gratuito oferecido pela Câmara Municipal de Oeiras: o Combus.
Este serviço de carreiras urbanas de transporte coletivo entre freguesias no concelho de Oeiras foi criado inicialmente para servir a população idosa e desempregada do concelho e funciona como um complemento à rede de transportes públicos já existentes no município.
Após uma paragem de quatro anos, este serviço de transporte foi retomado no início do mandato e tem vindo a ser progressivamente alargado. O objetivo é que até ao final deste ano todo o território seja abrangido por este serviço.
No total, estão a circular no município quatro autocarros, que realizam os seguintes trajetos:
- Circuito Algés-Linda a Velha – Cruz Quebrada – Dafundo
- Circuito Oeiras
A partir do próximo dia 2 de março, o Combus passará a realizar um novo trajeto, com a entrada em funcionamento de dois novos autocarros:
- Circuito Paço de Arcos – Caxias
Estes autocarros circulam de 2ª feira a 6ª feira, no período entre as 8h30 e as 19h, com uma frequência de 90 em 90 minutos.
Até ao final de dezembro, o Combus irá chegar também às freguesias de Carnaxide e Queixas e, por fim, a Barcarena e Porto Salvo.
O alargamento do serviço Combus pressupõe um investimento no alargamento da frota. Estas novas viaturas estão preparadas para o transporte de pessoas com mobilidade reduzida; têm entradas USB em todos os bancos.
No total, o município prevê investir cerca de dois milhões de euros neste serviço, no seguimento da estratégia do concelho para garantir melhores condições de mobilidade.
Nota de 21/05/2020:
No atual contexto de pandemia e na sequência das medidas do plano de desconfinamento social, a circulação do COMBUS mantém-se, sendo obrigatório o uso de máscara e adequando-se a sua lotação para 2/3 da capacidade.