Em colaboração estreita com a Câmara Municipal de Oeiras, o centro visa não apenas contribuir para o avanço da ciência, mas também para a educação da população.
No passado dia 24 de outubro, decorreu a inauguração do Católica Biomedical Research Centre, no campus do Instituto Gulbenkian Ciência (IGC), em Oeiras. Este novo centro de Investigação da Faculdade de Medicina da Universidade Católica tem como principal objetivo promover a saúde através da ciência, valorizando o conhecimento e inovação na área biomédica.
A localização estratégica do centro no Instituto Gulbenkian Ciência proporciona um ambiente de investigação privilegiado, juntamente com recursos altamente qualificados.
Em estreita colaboração com a Câmara Municipal de Oeiras, o centro visa não apenas contribuir para o avanço da ciência, mas também para a educação da população. O Católica Biomedical Research Centre pretende envolver ativamente estudantes e professores do ensino secundário, desempenhando um papel crucial na construção de competências de literacia científica.
O Município de Oeiras apoia a construção deste Centro de Investigação, através de uma comparticipação financeira no valor de 1.6 milhões de euros. Este valor irá contribuir para a criação de cinco laboratórios devidamente equipados e a renovação dos revestimentos interiores, a adaptação das infraestruturas elétricas, água, saneamento e ventilação, a atualização do sistema de climatização e a instalação de mobiliário. O presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, explica que ” esta colaboração é mais um contributo para a afirmação da estratégia municipal na Ciência e Tecnologia e prova de que Oeiras continua a ser o Concelho ideal para a captação de talentos e conhecimento nestas áreas”.
O Católica Biomedical Research Centre representa um passo fundamental para o futuro da investigação biomédica em Portugal, unindo a experiência da Universidade Católica à excelência do Instituto Gulbenkian Ciência, e prometendo trazer avanços significativos na promoção da saúde e no desenvolvimento da ciência médica no país.