O Encontro Nacional de Ciência Cidadã 2021 ‘Construir pontes para uma ciência participada’ vai decorrer em Oeiras, no dia 25 e 26 de novembro, na Biblioteca Municipal de Oeiras.
A 3ª edição do Encontro Nacional de Ciência Cidadã 2021 irá decorrer nos próximos dias 25 e 26 de novembro, em Oeiras. O evento tem como foco “construir pontes para uma ciência participada”, através da partilha e discussão de boas práticas que levem a um maior envolvimento de todos nos processos de investigação e inovação, através da ciência cidadã. O evento é gratuito, bastando inscrever-se na plataforma do evento.
A ciência e a inovação são essenciais para encontrar soluções para os desafios urgentes que a sociedade contemporânea enfrenta, mas, para que tal aconteça, é fundamental ir ao encontro das necessidades, valores e aspirações dos cidadãos.
Nesse sentido, a ciência cidadã constitui uma ferramenta poderosa para democratizar e construir confiança na ciência, impulsionando a abertura do sistema de investigação e inovação à participação e ao pensamento coletivo da sociedade.
A Biblioteca Municipal de Oeiras vai apresentas diversos espaços de debate e reunião destinados a cientistas, a cidadãos cientistas e a todos os interessados em saber mais sobre as temáticas de ciência cidadã.
Oeiras procura colocar a ciência nas mãos dos cidadãos, como já o vai fazendo há alguns anos, no âmbito da cidadania participativa, procurando envolver os cidadãos a participar na ciência e a utilizar a mesma para explorar e resolver problemas da sua comunidade.
A Biblioteca Municipal de Oeiras, como um espaço central da comunidade, tem um interesse particular neste tema fundamental, pelo potencial que apresenta na forma de aproximação e envolvimento entre ciência e sociedade.
Embora, no contexto nacional, seja ainda um conceito relativamente recente para muitos, a ciência cidadã tem vindo a afirmar-se como uma área em crescente expansão, tanto na academia como na sociedade civil, em diversas áreas do conhecimento.
Este maior reconhecimento e visibilidade tem levado à formulação de novas políticas públicas e à disponibilização de financiamento internacional.
Saiba mais informações e inscreva-se aqui.