Novo supercomputador “Atlântico” permitirá ao IPMA melhorar significativamente a qualidade das suas previsões meteorológicas bem como as previsões de índices de risco de incêndio.
O IPMA inaugurou no passado dia 20 de janeiro de 2023 o novo “Atlântico”, um Sistema de Modelação Oceano Atmosfera de Alta Resolução Espacial e Temporal que irá permitir aumentar em 20 vezes a capacidade computacional do Instituto.
Financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência, o sistema é crucial para o processamento de dados em alta velocidade, necessário para a modelagem matemática do clima, que mimetiza o comportamento complexo da realidade, segundo explicou o presidente do IMPA, Miguel Miranda, na sessão de inauguração do “Atlântico”.
Este novo supercomputador irá melhorar significativamente a qualidade das previsões meteorológicas, previsões para a meteorologia marítima, suporte à meteorologia aeronáutica, índices meteorológicos de risco de incêndio e muitos outros setores.
O Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, presidiu a cerimónia de inauguração do novo supercomputador “Atlântico” e enfatizou que esta é a primeira etapa de um plano mais amplo para fortalecer a rede colaborativa de tecnologias oceânicas. As outras componentes do plano estão atualmente em processo de contratação pública. No total, são disponibilizados 243 milhões de euros para investir na economia do mar, dos quais 87 milhões serão destinados a hubs azuis – infraestruturas sustentáveis para o desenvolvimento do mar, incluindo o grande pólo do IPMA.