FRONTIERS é o título do projeto que irá permitir a implementação de residências de jornalistas de ciência em instituições de investigação em toda a Europa.
Os professores da Universidade NOVA de Lisboa, Ana Sanchez, do ITQB-NOVA, e António Granado, da NOVA-FCSH, integram o consórcio europeu que irá receber apoios do European Research Council (ERC).
FRONTIERS é o título do projeto que irá permitir a implementação de residências de jornalistas de ciência em instituições de investigação em toda a Europa. Financiado pelo ERC, este projeto visa promover a independência jornalística e o jornalismo de investigação de ponta.
Entre 2023 e 2027, irão ser anunciadas três fases de candidaturas, onde os jornalistas podem concorrer a nível europeu. Serão, assim, financiadas entre 30 a 40 residências, com duração até cinco meses cada uma e as candidaturas vão ser avaliadas por uma comissão independente.
João Sàágua, reitor da universidade, refere que “é um orgulho enorme para a NOVA ver os resultados da colaboração entre duas das suas escolas, a FCSH e o ITQB, incluindo o seu Mestrado em Comunicação de Ciência e o seu ‘spin-off’, o programa ‘90 Segundos de Ciência’, reconhecidos internacionalmente, ao mais alto nível europeu, com um financiamento do ERC”.