COGITO 2021: ‘Humanismo Tecnológico’ regressa a Oeiras com uma edição dedicada à tecnologia e à forma como esta está a transformar a sociedade e as nossas vidas. A partir de dia 8 de setembro, e até ao final de novembro, acompanhe os mais de 80 eventos do Cogito – ideias que transformam.
O Município de Oeiras traz de volta o COGITO – Ideias que transformam. Nesta edição, o COGITO traz mais de 80 eventos e irá debruçar-se sobre o humanismo tecnológico. O tema desta edição surge da pergunta: será que a tecnologia nos está a transformar em melhores ou piores pessoas?
A partir do dia 8 de setembro, e até ao final de novembro, poderá acompanhar diversas iniciativas, entre as quais, as Conversas Criativas, os Laboratórios Cidadãos e as Masterclasses.
Masterclasses e criatividade
Participe nas Masterclasses e descubra se “Estamos a caminho de uma sociedade pós-humana?” com o cientista Carlos Fiolhais ou se “Poderá a tecnologia acabar com todas as doenças?” com a CEO do iBET, Paula Alves, entre muitas outras temáticas. Como já é tradição, o desfile de ideias continua todas as segundas-feiras na newsletter COGITO.
O COGITO 2021: Humanismo Tecnológico traz, pela primeira vez, a Maratona Criativa: um jogo para famílias e amigos fazerem ao vivo no centro histórico de Oeiras, na manhã de 7 de novembro, em que uma aula de criatividade se mistura com pura diversão. Todos os cidadãos podem ter aulas sobre criatividade, em modo online, nas sextas-feiras de outubro e novembro.
Novidades e Oeiras 27
Este ano inicia-se uma rubrica especial para as instituições de Oeiras, onde se procura ajudar a resolver os problemas de forma diferente. O Laboratório da Criatividade, às terças-feiras, irá dar formação em criatividade e consultoria em inovação aos participantes. Estreia, ainda, o Pitch Elevator, dedicado à inovação empresarial em Oeiras.
O futuro de Oeiras vai estar também em discussão no dia 7 de outubro, no projeto Dia Oeiras 27, a realizar durante todo o dia no Palácio Flor da Murta, em Paço de Arcos. Da parte da manhã, três painéis de convidados conversam sobre ciência, arte e tecnologia; sustentabilidade; e ordenamento do território. À tarde, os cidadãos têm espaço para apresentar as suas ideias, conhecer e saber mais como o Oeiras 27 vai mudar o concelho.
Em todas as conversas, qualquer cidadão pode intervir e questionar os convidados. No dia 20 de novembro, o Forum Oeiras 27 acolhe todos os que queiram apresentar em público as suas ideias para o futuro da cidade.
Conversas Criativas e Laboratórios Cidadãos
O COGITO 2021 abraça ademais novas áreas da discussão pública, como as cidades e a arte. Durante o mês de setembro, irão decorrer Conversas Criativas sobre o estado das artes, com uma personalidade do concelho de Oeiras e outra de alcance nacional.
Nestas conversas procura-se responder a perguntas como “O que aprendemos com as artes plásticas?” ou “O que aprendemos com a música?”, de uma forma clara e conclusiva.
Por sua vez, os Laboratórios Cidadãos serão espaço aberto aos cidadãos onde se poderá assistir a conversas desafiantes e participar com perguntas aos oradores num Laboratório de conversas online dividido por três ciclos: Ciência em Oeiras, Mais Além e Cidades Inteligentes.
Durante os meses de setembro, outubro e novembro irão decorrer treze conversas, com temas como: “Porque a vida não se extinguiu?”, “Quais os segredos da Darknet e da Deep Web?” e “O que vai mudar com a internet das coisas?”
Todas as atividades são gratuitas e promovidas pelo Município de Oeiras.