O ecossistema de inovação do Oeiras Valley foi apresentado na semana passada no Brasil.
A apresentação aconteceu em dois momentos distintos, no Rio de Janeiro e em São Paulo. Nestes dois eventos estiveram presentes vários empresários locais, bem como a comunidade portuguesa no Brasil. A apresentação do novo ciclo de desenvolvimento de Oeiras foi feita pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Francisco Rocha Gonçalves, num momento que contou também com a presença do embaixador António Martins da Cruz.
Os eventos de apresentação das vantagens competitivas do município de Oeiras realizaram-se no âmbito da chegada do Navio-Escola Sagres ao Rio de Janeiro. Esta paragem do Navio-Escola Sagres faz parte da viagem de circum-navegação que o navio está a realizar no âmbito das comemorações do quinto centenário da viagem de Fernão de Magalhães. Uma viagem que apenas terminará em janeiro de 2021.
A bordo, o navio leva uma parte do património de Oeiras. Nesta viagem seguem dois barris de 280 litros do vinho generoso, produzido no município de Oeiras – o vinho Villa Oeiras, que já foi alvo de diversos prémios nacionais e internacionais. Durante a circum-navegação, o vinho Villa Oeiras irá cruzar por quatro vezes a linha do Equador e passará por mais de 20 portos de todo o mundo. Durante esta viagem, o Villa Oeiras irá obter características únicas que permitirão designar o vinho como “Villa Oeiras Torna Viagem”.
Para o município de Oeiras esta é uma oportunidade para divulgar internacionalmente aquilo que de melhor se faz em Oeiras, cativando potenciais agentes económicos externos para o concelho.