
Na semana que fica marcada pelo regresso da telescola são muitas as crianças e jovens em todo o País que tentam adaptar as suas rotinas de estudo às contingências impostas pelo surto COVID-19. Para apoiar os alunos e professores de Oeiras neste esforço de adaptação, o Município de Oeiras decidiu fornecer equipamentos tecnológicos (entre eles estão 1.944 computadores, tablets e smartphones) aos alunos e professores que não tinham estes recursos para acompanhar o ensino à distância. Com esta medida, o Executivo Municipal dá mais um passo para concretizar um dos principais objetivos do atual mandato: ter no concelho de Oeiras os melhores alunos do País.
Para atingir este objetivo, a Câmara Municipal de Oeiras tem em marcha a implementação de diversos programas na área da Educação. Um deles é o Oeiras Educa, um programa que comemorou, em fevereiro último, um ano de existência. Conheça com um pouco mais de detalhe o programa Oeiras Educa.
Oeiras Educa contou com mais de 1.000 professores registados no primeiro ano
Lançado em fevereiro de 2019, o Oeiras Educa abrange as 46 escolas públicas do Concelho de Oeiras, contemplando a Educação Pré-Escolar e os alunos do Ensino Básico e Secundário, num total de 829 turmas e 20.055 alunos. O objetivo do programa passa por ligar o ensino formal com a oferta educativa não-formal existente no concelho de Oeiras, criando mecanismos facilitadores para o efeito.
O Oeiras Educa é composto por um portal online, um serviço de transportes dedicado e um Observatório. Com estas ferramentas, o Oeiras Educa permite à comunidade educativa do concelho agendar atividades com o objetivo de ligar o ensino ao território.
No seu primeiro ano de atividade, o programa contou com a adesão de mais de 1.088 professores, sendo que as iniciativas mais procuradas estiveram relacionadas com visitas fora da escola, às quais foi solicitado transporte escolar.
O portal online Oeiras Educa surge assim como um canal de comunicação direto entre os docentes de Oeiras e o Município. Após o registo online, os docentes podem efetuar pesquisas orientadas, de acordo com as oito áreas temáticas disponibilizadas: Ambiente e Sustentabilidade; Artes performativas; Artes visuais; Ciência e Tecnologia; História e Património; Língua e Literatura; Saúde e Bem-estar e Sociedade e Cidadania). Podem também optar por fazer essa pesquisa por nível de ensino.
Mais informações disponíveis aqui.