O Município de Oeiras vai investir mais de 300 mil euros na aquisição de equipamentos tecnológicos que permitam preparar as escolas do Concelho e os respetivos alunos para um cenário de ensino à distância.
“Após a interrupção das aulas até ao dia 8 de fevereiro, decretada pelo Governo a 21 de janeiro de 2021, e prevendo-se a grande probabilidade de o regresso ser em regime a distância, Oeiras prepara-se para responder a todas as necessidades identificadas pelos Agrupamentos de Escolas/Escola Não Agrupada (AE/ENA), a fim de não faltarem equipamentos tecnológicos para professores e alunos vulneráveis”, refere o Município em comunicado para justificar o investimento.
Os 300 mil euros disponibilizados pela Câmara de Oeiras destinam-se a ser investidos em três áreas. Um total de 100 mil euros serão para a aquisição de equipamentos tecnológicos (computadores, tablets e webcams) para ceder a professores e alunos mais vulneráveis, “garantindo-se que todos terão equipamentos para assistir às aulas a distância”, explica o Município.
Paralelamente, serão investidos 110 mil euros em equipamentos de acesso à internet (routers e wifi), para professores e alunos sem acesso à mesma, permitindo, assim, que todos possam participar num sistema de aulas síncronas.
Está previsto ainda um investimento de 92 mil euros para “reativar as duas linhas e equipas de suporte para professores, alunos e pais; introduzir um suporte para configuração dos equipamentos tecnológicos cedidos pelo Ministério da Educação, no âmbito do programa “Escola Digital”, e continuar a disponibilizar, aos cerca de 2000 professores do concelho, as licenças para utilização da plataforma, que permitirá a realização de aulas síncronas, através da aplicação CISCO WebEX, oferecendo todas as garantias e requisitos que consideramos fundamentais para o ensino a distância: Segurança, Privacidade (dos dados pessoais dos alunos), Universalidade, Usabilidade e Estabilidade”, acrescenta o mesmo comunicado.
De recordar que desde o início da pandemia o Município de Oeiras tem procurado garantir uma resposta, de maneira a que nenhum aluno fique para trás, por dificuldades de acesso a equipamentos ou a rede de internet. Neste momento, as escolas de Oeiras já receberam 2413 kits “Escola Digital”.