Premiar as melhores ideias e projetos na área de inovação e empreendedorismo. Esta é a missão dos Prémios Oeiras Valley, que este ano tiveram a sua primeira edição que culminou com a cerimónia de entrega de prémios, realizada ontem no templo da Poesia, no Parque dos Poetas.
No total foram apresentadas 83 candidaturas nesta edição, que envolveram 241 alunos e 64 professores. Os 11 melhores projetos foram apresentados publicamente. Após uma avaliação de um júri independente foram escolhidos os três projetos vencedores.
“Todos os projetos apresentados são muito úteis para a vida da cidade. São projetos muito interessantes que poderão ser incorporados para o futuro na gestão da cidade”, afirmou o Vice-Presidente do Município de Oeiras, Francisco Rocha Gonçalves.
Lembrando a forte relação de Oeiras com o empreendedorismo, Francisco Rocha Gonçalves salientou o facto de Oeiras ser um território assente na inovação, na criatividade e na transformação de conhecimento em economia, recordando que várias empresas unicórnio – designação atribuída às empresas com um valor de mercado acima dos mil milhões de dólares – nasceram precisamente em Oeiras.
Objetivo dos Prémios Oeiras Valley
O objetivo da iniciativa “Prémios Oeiras Valley” é premiar os melhores projetos com enfoque na área da inovação e empreendedorismo – áreas estratégicas do Município de Oeiras – desenvolvidos por professores e alunos de mestrado, pós-graduação e licenciatura das principais universidades e institutos politécnicos, a nível nacional e internacional.
Os temas dos projetos desenvolvidos centraram-se em áreas estratégicas para a inovação das organizações e empresas públicas e privadas que se relacionam com os municípios e com os munícipes no que respeita a soluções sustentáveis de Mobilidade, Cidades Inteligentes (Smart Cities), Economia do Mar e Gestão Territorial Inteligente.
Os projetos vencedores receberam, no total, prémios no valor de 16 mil euros.