O Projeto Formula Student Lisboa propõe-se a desenvolver protótipos de carros do tipo Fórmula e a estimular a nova geração de engenheiros.
No âmbito das competições de caráter nacional e internacional, que decorrem há já 20 anos, foi possível conhecer o último protótipo, elétrico e autónomo, criado pela equipa de 50 estudantes do Instituto Superior Técnico, que será levado à próxima época: o FST 12.
Este projeto, que foi patrocinado pelo município de Oeiras no âmbito da Estratégia Oeiras Ciência e Tecnologia (EOCT) 2020-2025 com grau de ouro, é liderado por Dinis Ventura, um dos 50 estudantes que, anualmente, trabalha para projetar, desenvolver e construir veículos de ponta – no caso, o nono veículo elétrico e o terceiro autónomo a ser desenvolvido pelo FST Lisboa.
Durante o evento de apresentação, foi possível ver em ação o protótipo que irá competir nas categorias de Electric Vehicle (EV) e Driverless Vehicle (DV).
Na última época (2021/2022), a FST Lisboa conquistou o 3º lugar na Fórmula Student Germany (FSG) e o 1º lugar na Fórmula Student Spain (FSS), na categoria de DV, destacando a “excelência, ambição e trabalho em equipa” exaltada por Rogério Colaço, Presidente do Instituto Superior Técnico.
Agora, pela frente, tem a 2.ª edição da Fórmula Student Portugal (FSP), que decorre entre 31 de julho e 6 de agosto, em Castelo Branco, a próxima FSS, entre 7 e 13 de agosto, no Circuito da Catalunha (Espanha) e a próxima FSG entre 14 e 20 de agosto, no Circuito de Hockenheim (Alemanha).