O Município de Oeiras tem adotado um conjunto alargado de medidas de apoio para combater o Covid-19.
1. Apoio excecional ao Serviço Nacional de Saúde
- Foram já encomendados 43 ventiladores e 90 seringas elétricas.
- Em ambos os casos, as primeiras unidades deverão chegar no decurso da próxima semana e serão imediatamente colocados à disposição do seu destino final.
2. Sistema de testes de infeção por Covid-19
- Em articulação com as autoridades de saúde locais, está a ser implementado um sistema de testes de infeção pelo covid-19, em colaboração com os laboratórios Joaquim Chaves, aumentando a capacidade localmente instalada.
- Este sistema privilegiará os profissionais da “linha da frente” do combate ao covid-19 (agentes da autoridade, elementos dos bombeiros e da proteção civil, trabalhadores operários municipais e funcionários municipais de serviço).
3. Limpeza e higienização
- Estão em curso ações de limpeza, higienização e desinfeção do espaço público, das viaturas municipais, viaturas das forças de segurança, viaturas do sistema de transporte Combus e das viaturas dos Bombeiros e Proteção Civil.
4. Implementação de Banco de Voluntariado excecional
- Foi criado um Banco de Voluntariado especificamente para a situação de emergência pandémica atual. Estão já inscritos 145 voluntários.
- Caso queira ser voluntário, contacte as linhas: 214 420 463 / 210 977 439; ou, o correio eletrónico: b.voluntariado@cm-oeiras.pt.
5. Apoio a idosos ou pessoas em situação de fragilidade
- Estão já em curso as entregas de alimentos, compras para abastecimento doméstico, medicamentos e refeições confecionadas para idosos e população fragilizada.
- Temos contado com o apoio de condutores da “Uber” que se disponibilizaram gratuitamente para apoio a estes transportes.
- Caso necessite deste sistema de apoio, contacte a seguinte linha de emergência: 915 407 455.
6. Apoio a pessoas em situação de sem-abrigo
- Foi implementado no Centro de Dia da Santa Casa da Misericórdia de Oeiras, em Paço de Arcos, um sistema de acolhimento de pessoas em situação de sem-abrigo
- Esta resposta garante alojamento, higiene pessoal, alimentação e medicação.
7. Apoio psicológico
- Conscientes dos problemas psicológicos que a atual conjuntura pode gerar na população, foi criada uma linha específica para apoio a quem dele necessite. Caso necessite de apoio psicológico, não hesite em contactar o seguinte número: 914 354 326.
8. Apoio aos profissionais das funções essenciais
- Estão já disponíveis a creche e as escolas da rede pública para apoio aos filhos dos profissionais das funções essenciais.
a) A creche funciona na Creche e jardim-de-infância “1º de Maio”, em Carnaxide.
b) As escolas, uma por agrupamento, são as seguintes:
ES Aquilino Ribeiro, em Porto Salvo;
EB Conde de Oeiras, em Oeiras;
ES Quinta do Marquês, em Oeiras;
ES Sebastião e Silva, em Oeiras;
ES Luís de Freitas Branco, em Paço de Arcos;
EB S. Bruno, em Caxias;
-EB Sophia de Mello Breyner, em Carnaxide
EB Alto de Algés, em Algés;
ES Amélia Rey Colaço, em Linda-a-Velha;
EB Prof. Noronha Feio, em Queijas (que também serve a freguesia de Barcarena);
ES Prof. José Augusto Lucas, em Linda-a-Velha.
- O Município assegura, durante este período, a entrega de refeições gratuitas aos profissionais das funções essenciais e aos colaboradores municipais e das freguesias que se encontram de serviço.
- Está a ser implementado um sistema de acolhimento dos profissionais de saúde, em unidade hoteleira no Concelho, com vista a permitir o repouso sem deslocações a casa, evitando colocar em perigo os familiares.
- Está a ser implementado um sistema de acolhimento para profissionais de funções essenciais para quarentena ou tratamento (em situações menos graves, mas com devido acompanhamento), em unidade hoteleira do Concelho.
- O Município já acordou com as cadeias “Lidl” e “Auchan” um horário excecional, no qual poderão ser atendidos prioritariamente os profissionais das funções essenciais.
O Município chama ainda atenção para a correta deposição dos resíduos produzidos por parte das pessoas infetadas pelo covid-19:
- Os resíduos devem ser colocados num saco plástico cheio até 2/3 da sua capacidade.
- Este saco, depois de devidamente fechado, deverá ser colocado dentro de outro saco plástico que também deve ser devidamente fechado.
- Apenas após estas duas operações, os resíduos podem ser colocados no contentor de resíduos indiferenciados.
O Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Dr. Isaltino Morais, apela ainda para o correto cumprimento das orientações das autoridades de saúde e agradece “o civismo e o empenho da população que, na sua muito larga maioria, tem sabido acolher as orientações das entidades competentes”.
O presidente Dr. Isaltino Morais agradece também às muitas instituições que contactaram o Município para colaborar com a Câmara. “Nesta circunstância, que tanto exige de todos, importa prestar profundo reconhecimento às pessoas e empresas que todos os dias se empenham, que nos manifestam a sua disponibilidade e apoio, gerando o clima de confiança que garante que todos juntos venceremos esta crise”, sublinha o Presidente da Câmara de Oeiras.