O dinamismo empresarial de Oeiras reflete-se nos números. Segundo dados atualizados em março deste ano, Oeiras é o segundo município do País, a seguir a Lisboa, a registar um maior volume de negócios entre as empresas não financeiras. Os dados são relativos a 2018 e mostram que no total as empresas instaladas em Oeiras geraram um volume de negócio superior a 25 mil milhões de euros. Trata-se de uma subida de 6% face aos valores verificados no ano anterior.
As estatísticas do Sistema de Contas Integradas das Empresas, do INE, revelam ainda que o volume de negócios gerado pelas empresas do concelho de Oeiras é o dobro do registado pelas empresas instaladas nos concelhos do Porto e Vila Nova de Gaia, que registaram respetivamente um volume de negócios de 14,8 mil milhões de euros e 8,8 mil milhões de euros.
Analisando os dados com mais detalhe, dentro do concelho de Oeiras as empresas não financeiras que têm um peso maior na geração de riqueza pertencem ao setor do comércio por grosso e a retalho, seguidas das empresas da área das indústrias transformadoras e das empresas com atividades administrativas e de serviços de apoio. Também o setor das atividades de informação e comunicação está em destaque.
O dinamismo económico do município foi recentemente destacado pelo Presidente da Câmara de Oeiras, Isaltino Morais, durante o seu discurso no âmbito das comemorações do Dia do Município, celebrado a 7 de junho. “Se hoje apresentamos números impressionantes ao nível do desenvolvimento económico, particularmente, no que diz respeito ao setor das tecnologias de informação e comunicação e ao setor farmacêutico, isso deve-se a muito estudo, muito trabalho e muita crença. Como eternos inconformados, continuamos a trabalhar para fazer futuro”. Na mesma ocasião, o Presidente do Município salientou. “Estes números, associados a uma dinâmica empresarial assente no conhecimento, fazem de Oeiras o laboratório da transformação do País”.
Recorde-se que Oeiras é a “casa” de mais de 24 mil empresas, sendo a escolha de empresas de referência nacional e internacional. Além de estar dotado de uma boa rede de infraestruturas de escritórios e parques empresariais, Oeiras tem também uma elevada concentração de capital humano qualificado e acolhe uma série de entidades dedicadas à ciência e à Investigação & Desenvolvimento. A sua proximidade ao aeroporto de Lisboa e o facto de reunir um vasto conjunto de indicadores de boa qualidade de vida são também alguns fatores de atração de empresas.